Himalaya: Listen. Learn. Grow.

4.8K Ratings
Open In App
title

HubBambooCast

Hub Bamboo

Followers
Plays
HubBambooCast
67 min2019 JAN 19
Play Episode
Comments
title

Details

 Mestre  em Engenharia Agronômica, com passagem em cargos de direção em empresas  do terceiro setor e empreendedor da cadeia produtiva do bambu, Roberto  Magno é um dos poucos profissionais no Brasil que ​tem uma nova espécie  da bambu de grande porte brasileiro ​com uma referência ao seu nome, em  virtude de ter descoberto-a em suas pesquisas em seu projeto de  mestrado.


​​Desde  1998 pesquisando e trabalhando com bambu, sem dúvida alguma é um dos  pioneiros dessa nova cadeia produtiva do bambu ao lado de alguns outros  pioneiros brasileiros.


​Nessa entrevista para o HubBambooCast,  o Engenheiro Agrôn​om​o Roberto Magano ​conta um pouco dos seus mais de  20 anos de envolvimento com essa incrível cultura vegetal resumindo  suas diversas passagens entre mercado, terceiro setor e o mercado de  bambu.


 


Parte 1 - ​Do despertar para a cultura do bambu às pesquisas e seu envolvimento com o mercado!

 


Parte 2 - ​​Análise ​das oportunidades e desafios do da industrialização do bambu e d​a atual cadeia produtiva do bambu no Brasil! 

 


Dos  diversos desafios que a cultura e o mercado de bambu no Brasil  apresenta, podemos tirar algumas importantes lições tanto para aqueles  que pretendem atuar nesse mercado, como para aqueles que já estão  inseridos nela.


Dos pontos mais importantes da entrevista, podemos citar:


 



  • Para trabalhar com bambu é preciso definir um foco

  • ​​É  necessário buscar conhecimentos em áreas complementares de gestão e  negócios, assim como especialização no processo produtivo sem perder a  visão holística e sistêmica do todo.

  • A  cultura do bambu propcia oportunidades em diversos elos da cadeia  produtiva, mas é necessário concentração e esforço em segmentos  específicos de atuação.


  • ​Devemos buscar no modelo do mercado Chinês as boas práticas e adaptá-las a nossa cultura e mercado local.

  • ​​As  associações que arregimentam atores da cadeia produtiva do bambu, tem  como grande oportunidade de mercado um trabalho de aculturamento do  mercado de consumo.

  • ​O  cooperativismo pode ser um elemento de grande geração de oportunidade e  redução de custos para todos os atores da cadeia produtiva do bambu.

  • ​O bambu tem imensa importância para a fauna brasileira.

  • ​Precisamos  rever os valores que nós que estamos inseridos nessa cadeia produtiva  vemos como importante para ​vendermos produtos e serviços específicos  com bambu, sob a ótica daqueles que querem adquirir esses produtos e  serviços.


​Antes  de criticar algo novo, pesquise e pesquise, debate com pessoas que  possuam visão e opinião diferentes e até mesmo divergentes da suas, pois  só assim você poderá chegar o mais perto de algo que seja a verdade e  não um simples dogma.  


https://hubbamboo.com/entrevista-roberto-magno-especialista-em-cultivo-e-transformacao-de-bambu