Hiamalya-The podcast Player

4.8K Ratings
Open in app
title

Podcast RioBravo

Rio Bravo

0
Followers
0
Plays
Podcast RioBravo

Podcast RioBravo

Rio Bravo

0
Followers
0
Plays
OVERVIEWEPISODESYOU MAY ALSO LIKE

Details

About Us

O Podcast Rio Bravo, no ar desde 2007, é uma entrevista semanal onde os convidados da @Rio_Bravo falam sobre economia, investimentos e cultura. O Podcast Rio Bravo é produzido pelo jornalista Fabio Cardoso, e você pode ouvi-lo onde quiser: no SoundCloud, iTunes, Spotify, Deezer, Google Podcasts, Twitter, Instagram, Linkedin ou no Facebook da Rio Bravo.

Latest Episodes

Podcast 594 – Melissa Vogel: O comportamento do consumidor (e das mídias) em tempos de pandemia

No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media. Se, por um lado, a pandemia e o isolamento social nos oferecem a possibilidade de reflexão profunda em relação às nossas escolhas, por outro, há espaço, também, para alguma reinvenção das empresas e dos negócios, sobretudo das companhias que estão relacionadas à produção de conteúdo, como emissoras de TV, portais de notícia, ou, ainda, da indústria do entretenimento. Na entrevista concedida ao nosso Podcast, Melissa Vogel comenta o impacto dessas transformações para esses negócios e ressalta o quanto dessa mudança já foi absorvida pelo público. “Existe, sim, um novo normal, que está sendo escrito e desenhado, e aos poucos nós vamos entender como é que isso vai entrar na vida das pessoas e das marcas”, observa a CEO da Kantar IBOPE Media. Entrevista gravada em 8 de maio de 2020.

16 MIN6 d ago
Comments
Podcast 594 – Melissa Vogel: O comportamento do consumidor (e das mídias) em tempos de pandemia

Podcast 593 – Julian Stair: “Espero que possamos trazer mais arte e cultura para nossas casas”

Na segunda parte da entrevista concedida ao Podcast Rio Bravo, Julian Stair, um dos mais importantes ceramistas do Reino Unido na atualidade, fala de aspectos relativos ao seu trabalho, destacando a importância da criatividade, da rotina, assim como do seu olhar para as outras formas de expressão artística. Em outro momento do Podcast, Julian Stair comenta o papel da pesquisa acadêmica e da escrita para o desenvolvimento da sua obra. E, por fim, observa como a produção cultural pode ser transformada a partir deste marco, que é a pandemia do coronavírus. "Espero que possamos trazer mais arte e cultura para nossas casas". A entrevista a seguir está em inglês.

18 MIN1 w ago
Comments
Podcast 593 – Julian Stair: “Espero que possamos trazer mais arte e cultura para nossas casas”

Podcast 592 – Julian Stair: Uma forma de arte: a importância da cerâmica para a história da cultura

No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Julian Stair, um dos principais ceramistas do Reino Unido na atualidade. Seu trabalho é reconhecido não apenas por conta de sua produção artística, mas, também, pela sua atuação na academia – onde tem se mostrado um pesquisador e autor bastante dedicado em relação à história da cerâmica. Na entrevista que concede ao nosso Podcast, ele recupera a importância da cerâmica na história cultural da humanidade e destaca as principais características desse trabalho no contexto do modernismo. Ao falar sobre a relevância da cerâmica como expressão artística neste momento, Julian Stair observa o seguinte: “em resposta à presença maciça da cultura digital, o mundo da arte tem voltado suas atenções para a cultura material”. A entrevista está em inglês.

28 MIN2 w ago
Comments
Podcast 592 – Julian Stair: Uma forma de arte: a importância da cerâmica para a história da cultura

Podcast 591 – Luis Felli: “O agronegócio brasileiro é um dos mais competentes do mundo”

No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Luis Felli, presidente da AGCO na América do Sul. Em meio à pandemia do coronavírus, muitos foram os segmentos da economia impactados direta e indiretamente por esse fenômeno. Com o setor do agronegócio não foi diferente. Todavia, algumas empresas têm se mostrado sólidas durante esse momento, como é o caso da AGCO, que é dona de importantes marcas de máquinas agrícolas. Na América do Sul, a companhia tem fábricas no Brasil e na Argentina, mas a comercialização de seus produtos vai além dessa região, alcançando a África e os Estados Unidos, por exemplo. Na entrevista, ao destacar a força do agronegócio, Luis Felli afirma "o Brasil é o país mais bem posicionado para atender a demanda por alimentos no mundo. E isso traz oportunidades para empresas que operam nesse setor de continuar a se desenvolver e a expandir seus negócios". Não seja indiferente. Achate a curva. Sua saúde primeiro.

18 MINAPR 30
Comments
Podcast 591 – Luis Felli: “O agronegócio brasileiro é um dos mais competentes do mundo”

Podcast 590 – Alvaro Justen: O Brasil.IO e a defesa ao acesso aos dados públicos

No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Álvaro Justen, programador e fundador do Brasil.IO. Desde o início desta década, a Lei de Acesso à Informação tem permitido que todas as informações produzidas ou custodiadas pelo poder público estejam disponíveis aos cidadãos. Ocorre que nem sempre isso acontece, em especial porque muitas vezes esse conteúdo está em formato pouco acessível, por exemplo. É nesse cenário que o trabalho do Brasil.IO tem se destacado neste momento, uma vez que tem servido de fonte não somente para jornalistas, como, também, para epidemiologistas no contexto da pandemia do coronavírus. Na entrevista, além de falar a respeito das características da plataforma, Álvaro Justen ressalta a importância do trabalho de voluntários para que o Brasil IO siga como referência confiável para a pesquisa de informações na internet.

18 MINAPR 24
Comments
Podcast 590 – Alvaro Justen: O Brasil.IO e a defesa ao acesso aos dados públicos

Podcast 589 – Christopher Miller: Geopolítica, Rússia, China (e os limites do poderio tecnológico)

No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é o Christopher Miller, professor assistente de História Internacional na Fletcher School of Law and Diplomacy e co-diretor do programa Rússia e Eurasia na mesma instituição. Ele é autor do livro “Putinomics: Power and Money in Ressurgent Russia”. Na entrevista, Christopher Miller fala sobre a estratégia econômica de Vladimir Putin, essencial para que o mandatário esteja há 20 anos no poder. Na outra parte da conversa, nosso convidado comenta a capacidade tecnológica da China, ressaltando que existe um limite quando se trata de encontrar soluções tecnológicas para problemas de natureza política. A entrevista a seguir está em inglês.

17 MINAPR 17
Comments
Podcast 589 – Christopher Miller: Geopolítica, Rússia, China (e os limites do poderio tecnológico)

Podcast 588 – Marcus Aguiar: Como a pesquisa científica pode mapear os sistemas complexos

No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é o pesquisador Marcus Aguiar. Nas últimas semanas, o trabalho do New England Complex Systems Institute ganhou relevo no debate público mundial por ocasião da pandemia do novo coronavírus. A ação da Think Tank americana foi decisiva no processo de revisão de um estudo realizado pelo Imperial College quanto ao impacto de intervenções não-farmacêuticas para evitar o avanço do Covid-19. Para falar a respeito da atuação desse instituto de pesquisa, nosso convidado é Marcus Aguiar, professor da Unicamp e afiliado ao New England Complex Systems Institute. Não seja indiferente. Achate a curva. Sua saúde primeiro.

17 MINAPR 9
Comments
Podcast 588 – Marcus Aguiar: Como a pesquisa científica pode mapear os sistemas complexos

Podcast 587 – Ricardo Anderáos: A estratégia da Oré e os negócios de impacto social

No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Ricardo Anderáos, sócio-fundador da Oré. A palavra “Oré” significa “nós” na língua Tupi. E o objetivo desta empresa é criar propósito compartilhado entre pessoas, empresas, organizações da sociedade civil e governos em prol de toda a sociedade. Na entrevista, além de falar como entrou em contato com os negócios de impacto social, Anderáos assinala que já existe uma geração que não quer trabalhar em organizações que não estejam comprometidas com uma causa. Nas palavras do entrevistado: “Hoje em dia, é muito difícil atrair e reter talentos em grandes organizações que não tenham ações consistentes. É preciso fazer algo real”.

21 MINAPR 3
Comments
Podcast 587 – Ricardo Anderáos: A estratégia da Oré e os negócios de impacto social

Podcast 586 – Simon Kuestenmacher: Nós precisamos de uma solução global para enfrentar o coronavírus

No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Simon Kuestenmacher, que é o diretor de pesquisa para o The Demographics Group, baseado em Melbourne, na Austrália. Ele também escreve para o jornal "The Australian" e tem um perfil bastante ativo no Twitter. Na entrevista, Kuestenmacher destaca a importância dos dados e das evidências para as projeções de tendências a médio e longo prazo. E ao falar especificamente sobre Covid-19, nosso convidado afirma que ações preventivas poderiam ter sido eficazes para evitar o avanço do vírus. Entrevista em inglês. Não seja indiferente. Achate a curva. Sua saúde primeiro.

19 MINMAR 27
Comments
Podcast 586 – Simon Kuestenmacher: Nós precisamos de uma solução global para enfrentar o coronavírus

Podcast 585 – Jonas Madureira: “Equilíbrio e serenidade para não perdermos as esperanças”

Num momento em que, como consequência da pandemia de coronavírus, as circunstâncias forçam medidas extremas de confinamento e quando o cenário se apresenta mais dramático do que se imaginava há poucas semanas, talvez seja a hora para uma reflexão sobre a importância da fé e da coragem para enfrentar a desesperança e o medo que afligem a tantas pessoas ao mesmo tempo. Para falar sobre esse tema, nosso convidado de hoje no Podcast Rio Bravo é o teólogo Jonas Madureira, doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

23 MINMAR 20
Comments
Podcast 585 – Jonas Madureira: “Equilíbrio e serenidade para não perdermos as esperanças”

Latest Episodes

Podcast 594 – Melissa Vogel: O comportamento do consumidor (e das mídias) em tempos de pandemia

No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media. Se, por um lado, a pandemia e o isolamento social nos oferecem a possibilidade de reflexão profunda em relação às nossas escolhas, por outro, há espaço, também, para alguma reinvenção das empresas e dos negócios, sobretudo das companhias que estão relacionadas à produção de conteúdo, como emissoras de TV, portais de notícia, ou, ainda, da indústria do entretenimento. Na entrevista concedida ao nosso Podcast, Melissa Vogel comenta o impacto dessas transformações para esses negócios e ressalta o quanto dessa mudança já foi absorvida pelo público. “Existe, sim, um novo normal, que está sendo escrito e desenhado, e aos poucos nós vamos entender como é que isso vai entrar na vida das pessoas e das marcas”, observa a CEO da Kantar IBOPE Media. Entrevista gravada em 8 de maio de 2020.

16 MIN6 d ago
Comments
Podcast 594 – Melissa Vogel: O comportamento do consumidor (e das mídias) em tempos de pandemia

Podcast 593 – Julian Stair: “Espero que possamos trazer mais arte e cultura para nossas casas”

Na segunda parte da entrevista concedida ao Podcast Rio Bravo, Julian Stair, um dos mais importantes ceramistas do Reino Unido na atualidade, fala de aspectos relativos ao seu trabalho, destacando a importância da criatividade, da rotina, assim como do seu olhar para as outras formas de expressão artística. Em outro momento do Podcast, Julian Stair comenta o papel da pesquisa acadêmica e da escrita para o desenvolvimento da sua obra. E, por fim, observa como a produção cultural pode ser transformada a partir deste marco, que é a pandemia do coronavírus. "Espero que possamos trazer mais arte e cultura para nossas casas". A entrevista a seguir está em inglês.

18 MIN1 w ago
Comments
Podcast 593 – Julian Stair: “Espero que possamos trazer mais arte e cultura para nossas casas”

Podcast 592 – Julian Stair: Uma forma de arte: a importância da cerâmica para a história da cultura

No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Julian Stair, um dos principais ceramistas do Reino Unido na atualidade. Seu trabalho é reconhecido não apenas por conta de sua produção artística, mas, também, pela sua atuação na academia – onde tem se mostrado um pesquisador e autor bastante dedicado em relação à história da cerâmica. Na entrevista que concede ao nosso Podcast, ele recupera a importância da cerâmica na história cultural da humanidade e destaca as principais características desse trabalho no contexto do modernismo. Ao falar sobre a relevância da cerâmica como expressão artística neste momento, Julian Stair observa o seguinte: “em resposta à presença maciça da cultura digital, o mundo da arte tem voltado suas atenções para a cultura material”. A entrevista está em inglês.

28 MIN2 w ago
Comments
Podcast 592 – Julian Stair: Uma forma de arte: a importância da cerâmica para a história da cultura

Podcast 591 – Luis Felli: “O agronegócio brasileiro é um dos mais competentes do mundo”

No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Luis Felli, presidente da AGCO na América do Sul. Em meio à pandemia do coronavírus, muitos foram os segmentos da economia impactados direta e indiretamente por esse fenômeno. Com o setor do agronegócio não foi diferente. Todavia, algumas empresas têm se mostrado sólidas durante esse momento, como é o caso da AGCO, que é dona de importantes marcas de máquinas agrícolas. Na América do Sul, a companhia tem fábricas no Brasil e na Argentina, mas a comercialização de seus produtos vai além dessa região, alcançando a África e os Estados Unidos, por exemplo. Na entrevista, ao destacar a força do agronegócio, Luis Felli afirma "o Brasil é o país mais bem posicionado para atender a demanda por alimentos no mundo. E isso traz oportunidades para empresas que operam nesse setor de continuar a se desenvolver e a expandir seus negócios". Não seja indiferente. Achate a curva. Sua saúde primeiro.

18 MINAPR 30
Comments
Podcast 591 – Luis Felli: “O agronegócio brasileiro é um dos mais competentes do mundo”

Podcast 590 – Alvaro Justen: O Brasil.IO e a defesa ao acesso aos dados públicos

No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Álvaro Justen, programador e fundador do Brasil.IO. Desde o início desta década, a Lei de Acesso à Informação tem permitido que todas as informações produzidas ou custodiadas pelo poder público estejam disponíveis aos cidadãos. Ocorre que nem sempre isso acontece, em especial porque muitas vezes esse conteúdo está em formato pouco acessível, por exemplo. É nesse cenário que o trabalho do Brasil.IO tem se destacado neste momento, uma vez que tem servido de fonte não somente para jornalistas, como, também, para epidemiologistas no contexto da pandemia do coronavírus. Na entrevista, além de falar a respeito das características da plataforma, Álvaro Justen ressalta a importância do trabalho de voluntários para que o Brasil IO siga como referência confiável para a pesquisa de informações na internet.

18 MINAPR 24
Comments
Podcast 590 – Alvaro Justen: O Brasil.IO e a defesa ao acesso aos dados públicos

Podcast 589 – Christopher Miller: Geopolítica, Rússia, China (e os limites do poderio tecnológico)

No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é o Christopher Miller, professor assistente de História Internacional na Fletcher School of Law and Diplomacy e co-diretor do programa Rússia e Eurasia na mesma instituição. Ele é autor do livro “Putinomics: Power and Money in Ressurgent Russia”. Na entrevista, Christopher Miller fala sobre a estratégia econômica de Vladimir Putin, essencial para que o mandatário esteja há 20 anos no poder. Na outra parte da conversa, nosso convidado comenta a capacidade tecnológica da China, ressaltando que existe um limite quando se trata de encontrar soluções tecnológicas para problemas de natureza política. A entrevista a seguir está em inglês.

17 MINAPR 17
Comments
Podcast 589 – Christopher Miller: Geopolítica, Rússia, China (e os limites do poderio tecnológico)

Podcast 588 – Marcus Aguiar: Como a pesquisa científica pode mapear os sistemas complexos

No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é o pesquisador Marcus Aguiar. Nas últimas semanas, o trabalho do New England Complex Systems Institute ganhou relevo no debate público mundial por ocasião da pandemia do novo coronavírus. A ação da Think Tank americana foi decisiva no processo de revisão de um estudo realizado pelo Imperial College quanto ao impacto de intervenções não-farmacêuticas para evitar o avanço do Covid-19. Para falar a respeito da atuação desse instituto de pesquisa, nosso convidado é Marcus Aguiar, professor da Unicamp e afiliado ao New England Complex Systems Institute. Não seja indiferente. Achate a curva. Sua saúde primeiro.

17 MINAPR 9
Comments
Podcast 588 – Marcus Aguiar: Como a pesquisa científica pode mapear os sistemas complexos

Podcast 587 – Ricardo Anderáos: A estratégia da Oré e os negócios de impacto social

No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Ricardo Anderáos, sócio-fundador da Oré. A palavra “Oré” significa “nós” na língua Tupi. E o objetivo desta empresa é criar propósito compartilhado entre pessoas, empresas, organizações da sociedade civil e governos em prol de toda a sociedade. Na entrevista, além de falar como entrou em contato com os negócios de impacto social, Anderáos assinala que já existe uma geração que não quer trabalhar em organizações que não estejam comprometidas com uma causa. Nas palavras do entrevistado: “Hoje em dia, é muito difícil atrair e reter talentos em grandes organizações que não tenham ações consistentes. É preciso fazer algo real”.

21 MINAPR 3
Comments
Podcast 587 – Ricardo Anderáos: A estratégia da Oré e os negócios de impacto social

Podcast 586 – Simon Kuestenmacher: Nós precisamos de uma solução global para enfrentar o coronavírus

No Podcast Rio Bravo desta semana, nosso convidado é Simon Kuestenmacher, que é o diretor de pesquisa para o The Demographics Group, baseado em Melbourne, na Austrália. Ele também escreve para o jornal "The Australian" e tem um perfil bastante ativo no Twitter. Na entrevista, Kuestenmacher destaca a importância dos dados e das evidências para as projeções de tendências a médio e longo prazo. E ao falar especificamente sobre Covid-19, nosso convidado afirma que ações preventivas poderiam ter sido eficazes para evitar o avanço do vírus. Entrevista em inglês. Não seja indiferente. Achate a curva. Sua saúde primeiro.

19 MINMAR 27
Comments
Podcast 586 – Simon Kuestenmacher: Nós precisamos de uma solução global para enfrentar o coronavírus

Podcast 585 – Jonas Madureira: “Equilíbrio e serenidade para não perdermos as esperanças”

Num momento em que, como consequência da pandemia de coronavírus, as circunstâncias forçam medidas extremas de confinamento e quando o cenário se apresenta mais dramático do que se imaginava há poucas semanas, talvez seja a hora para uma reflexão sobre a importância da fé e da coragem para enfrentar a desesperança e o medo que afligem a tantas pessoas ao mesmo tempo. Para falar sobre esse tema, nosso convidado de hoje no Podcast Rio Bravo é o teólogo Jonas Madureira, doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

23 MINMAR 20
Comments
Podcast 585 – Jonas Madureira: “Equilíbrio e serenidade para não perdermos as esperanças”
hmly
Welcome to Himalaya Premium